Era uma vez, para a alma: uma revisão dos efeitos do storytelling nas tradições religiosas

Autores

  • J. D. Sunwolf

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i3p305-325

Palavras-chave:

contos orais, contador de histórias, narrativas, tradições espirituais, folclore

Resumo

Histórias estão entre as nossas unidades mais básicas de comunicação. Somos socializados através da narratividadeembora possamos sê-lo também por meio, a racionalidadeuma explicação social foi analisado emcampos tão diversos como a psicologia,. O papel das histórias em sociolingüística, ciências políticas, história, antropologia, direito e comunicações. Os seres humanos pensam, percebem, imaginam e fazem escolhas morais de acordo com as estruturas de narrativa. Embora os efeitos de compartilhar narrativas tenham sido bem documentados entre crianças em ambientes educacionais, como portadoras de cultura, e entre aqueles que estão doentes, relativamente pouca atenção acadêmica direciona-se à questão de como ouvir as narrativas afeta os membros de tradições e comunidades espirituais. Os próprios contadores de histórias, entretanto, há muito tempo reconhecem o poder que as narrativas têm para transportar os ouvintes da dor do momento a um “e todos viveram felizes para sempre”. Os contos orais vieram antes dos textos escritos em todas as tradições religiosas. Para enfocar a discussão, são esclarecidos três termos: espiritualidade, fé e religião. Aqui, uma interseção é oferecida para enquadrar a discussão de histórias; dá-se atenção ao uso de histórias orais dentro de práticas espirituais, de metas que geram fé e dentro de instituições religiosas. As pessoas têm uma necessidade básica pela espiritualidade para ajudá-las a dar sentido ao mundo, enquadrar suas escolhas sobre em que crer ou rejeitar, determinar o que valorizar e para guiar escolhas comportamentais. As religiões oferecem uma estrutura, um suporte e uma fundação mais específicas para a necessidade espiritual central. O ato de contar histórias é uma ferramenta vital para alcançar essas necessidades e metas.

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Biografia do Autor

  • J. D. Sunwolf
    Departamento de Comunicações, Universidade Santa Clara. E-mail: sunwolf@scu.edu

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Publicado

2005-12-30

Como Citar

Era uma vez, para a alma: uma revisão dos efeitos do storytelling nas tradições religiosas. (2005). Comunicação & Educação, 10(3), 305-325. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i3p305-325