Endereços úteis na internet

Autores

  • Patrícia Carla dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i3p420-422

Resumo

Midiativa - Centro Brasileiro de Mídia para
Crianças e Adolescentes

http://www.midiativa.tv
Neste endereço você pode conhecer o Midiativa - Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, uma associação civil sem fins lucrativos formada por grupo multiprofissional que atua nas áreas da comunicação e da educação. Interação entre escola e mídia, especialmente a TV, é um dos focos do centro. A proposta é destacar ações de qualidade em mídia eletrônica, além de estimular o pensamento crítico sobre a imprensa. O site traz idéias de como utilizar a TV de forma consciente em sala de aula. Dentre suas ações destacam-se a co-coordenação entre a 4a Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes, a Multirio e o Prêmio MídiaQ, que tem por objetivo reconhecer e dar visibilidade a programas de TV de qualidade assistidos por crianças e jovens. Há ainda o projeto Maleta Midiativa/Prix Jeunesse e o Midiateca - Acervo de Qualidade Para Crianças e Jovens -, que reúne uma diversidade de materiais, os quais refletem sobre a mídia dirigida ao público infanto-juvenil. Por meio do site, também há acesso a publicações da área e eventos relacionados à mídia infanto-juvenil.

Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec)
http://www.cenpec.org.br
Esta é a página na net do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cujo objetivo é desenvolver ações voltadas à melhoria da qualidade da educação pública e à participação no aprimoramento de políticas sociais. No site são apresentados os projetos recentes e em andamento, em diversas áreas, tais como educação, currículo escolar, cultura, tecnologia e gestão educacional.
No link Memória o internauta pode acessar os projetos já realizados pelo Cenpec desde sua fundação em 1987. A página traz ainda uma lista com as publicações do centro, artigos e eventos relacionados.

Vivaleitura - Ano Ibero-Americano da Leitura
http://www.vivaleitura.com.br
Neste site do Vivaleitura, nome dado no Brasil ao Ano Ibero-Americano da Leitura, programa da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo Ibero-americano, o compromisso é articular governos, setor privado e sociedade civil para que a leitura se converta em prioridade nas políticas públicas da região ibero-americana. O Ano Ibero-americano da Leitura foi aprovado em 2003 e está sendo comemorado em 21 países da Europa e das Américas em 2005. Na página há um calendário com todos os eventos do programa e, também, links para os sites de seus principais coordenadores: OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos), Cerlalc (Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe) e Unesco, além da ABL - Academia Brasileira de Letras, Ministérios da Cultura e da Educação. A intenção é fazer com que governos, escritores, entidades do livro, educadores, escolas, universidades, fundações que promovem a leitura, a indústria do livro e todo aquele que desenvolve algum programa ou projeto de leitura sejam atores desse grande movimento de democratização da leitura.

Sistema de Estatísticas Educacionais - Edudatabrasil - do Inep/MEC
http://www.edudatabrasil.inep.gov.br
O site do Sistema de Estatísticas Educacionais - Edudatabrasil - do Inep/MEC foi criado para disponibilizar informações sobre a evolução dos indicadores educacionais do País. A idéia é facilitar a consulta das informações oferecidas e alternativas para a leitura do banco de dados do Inep. O sistema reúne dados do Instituto, informações sobre número de matrículas, docentes, concluintes, indicadores de eficiência e rendimento educacional, estabelecimentos de ensino e processos seletivos de todos os níveis de ensino. A maior parte das informações está disponível a partir de 1999, o que possibilita ao pesquisador o estudo de séries históricas. Outras variáveis são sexo, idade, categoria administrativa (com detalhamento até a esfera municipal), localização (urbana e rural). A consulta pode ser feita para todo o país, por região e até por estado.

Projeto ScienceNet de Ciência e Cidadania
http://www.sciencenet.com.br
Todos os serviços desse site, inteiramente gratuito, são voltados à difusão da cultura científica. Artigos e notícias não se restringem ao tema da ciência e abrangem também a área cultural. As matérias são acompanhadas de fotos, ilustrações e filmes. Uma ferramenta de busca auxilia a pesquisa escolar e fornece substrato ao educador. O Projeto ScienceNet de Ciência e Cidadania começou em 1992, no campus USP de Bauru, através da criação do laboratório experimental Centro de Divulgação Científica. Na página estão disponíveis artigos, notícias sobre o mundo das ciências, bem como eventos nas áreas científica e educacional. No link Pronto-Socorro do Conhecimento, há dicas de sites para pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2005-12-30

Como Citar