Retórica dos títulos em reportagens impressas

Autores

  • Ivo José Dittrich

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v11i1p20-25

Resumo

Este artigo aborda o papel persuasivo e sedutor desempenhado pelo título nas reportagens das revistas de informação geral: a escolha das expressões
e da estrutura é orientada pela expectativa de vender não só a revista, mas também a reportagem. Assim, a persuasão é desenvolvida por meio de uma retórica que apóia a racionalidade da argumentação objetiva na sensibilidade da razão estética. Se a conjugação desses aspectos orienta quem escreve, também serve de ponto de partida para quem lê. Na área educacional, o conhecimento dessas estratégias de persuasão pode ajudar a desenvolver
uma leitura de melhor qualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2006-04-30

Como Citar

Retórica dos títulos em reportagens impressas. (2006). Comunicação & Educação, 11(1), 20-25. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v11i1p20-25