A teoria do valor de Marx e a educação do gosto

Autores

  • Marco Schneider Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v11i2p167-176

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma crítica ao caráter não-democrático
da indústria cultural e da educação formal em geral, à luz da teoria do valor de Marx, de modo a identificar certa operacionalidade complementar de ambas as instâncias na perpetuação da cisão entre prazer e conhecimento, que a noção de gosto carrega. O fio condutor dessa reflexão, que tem por objeto a subordinação do gosto à economia, começa com uma análise
da cisão na própria etimologia do termo gosto; em seguida, uma breve história da mercantilização da música deverá ilustrar a forma como tal subordinação tem ocorrido. A escolha da música como exemplo devese
ao fato de se tratar do único objeto de prazer e conhecimento massificado pela indústria cultural que já existia antes de sua emergência, o que nos fornece uma boa referência para a compreensão do processo histórico mais amplo da subordinação do gosto às leis de ferro do valor.

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Publicado

2006-08-30

Como Citar

A teoria do valor de Marx e a educação do gosto. (2006). Comunicação & Educação, 11(2), 167-176. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v11i2p167-176