A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História

Autores

  • Maria Elizabete Souza Couto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v12i1p117-124

Resumo

Nos últimos anos, vivenciamos mudanças perceptíveis com a implantação
das tecnologias de informação e comunicação. Na escola não podemos ignorá-las (televisão, vídeo, computador etc.), porque são articuladoras de aprendizagens. Este trabalho analisa a utilização de programas de televisão e filmes. Trabalhamos com doze filmes, os quais contribuíram à discussão dos conteúdos estudados, ampliando o conhecimento sobre a História
particular e de outros povos, ao observarem mudanças e permanências. Os filmes possibilitaram (re)pensar os valores locais, regionais, nacionais e mundiais. Por fim, alunos e professores aprenderam vendo o mundo, numa mixagem entre imagem, texto e contexto, não caindo no fetichismo tecnológico, visto que os filmes não mudarão o processo ensino-aprendizagem num passe de mágica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-04-30

Como Citar

Couto, M. E. S. (2007). A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História. Comunicação & Educação, 12(1), 117-124. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v12i1p117-124