Ensino e pesquisa em Comunicação: da teoria versus prática à composição

Autores

  • José Luiz Braga

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v12i2p21-27

Resumo

O artigo aborda criticamente a situação do ensino e da pesquisa nos cursos
de graduação em Comunicação do País. Analisa a conhecida disjunção entre teoria e práticas, nessa formação, relacionando-a a uma perspectiva equivocada sobre os dois âmbitos, mais do que a uma simples ausência
de articulações no currículo. Desenvolve algumas perspectivas sobre as atividades de fazer teoria e de fazer profissional para assinalar sua interdependência. Apresenta, então, a proposta de substituir a contraposição
teorias versus práticas, na organização das formações em Comunicação, por uma composição não-disjuntiva entre contextos (sociais e de processos midiáticos) e formação profissional, envolvendo práticas e desenvolvimentos teóricos. A pesquisa é vista, aí, como processo prático-teórico e como práxis articuladora entre os dois âmbitos da formação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-08-30

Como Citar

Ensino e pesquisa em Comunicação: da teoria versus prática à composição. (2007). Comunicação & Educação, 12(2), 21-27. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v12i2p21-27