Rebelde: estratégia mercadológica de rizoma e tática discursiva de árvore

Autores

  • João Anzanello Carrascoza
  • Juliana de Assis Furtado

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v12i3p81-89

Resumo

Fenômeno comunicacional, a telenovela mexicana Rebelde é apenas um dos produtos de uma estratégia de marketing que se espalha por meio do
conceito de rizoma cunhado por Deleuze e Guattari. No plano discursivo, todavia, o conteúdo da novela, bem como o de outros bens de sua rama, como as letras da banda RBD, apresenta-se no formato de árvore, revelando uma hierarquia típica dos discursos conservadores como o da publicidade. O presente artigo busca discutir essa estratégia mercadológica que se ramifica
como rizoma, enquanto seu discurso, como o publicitário, mantém-se preso ao modelo arborescente dos valores dominantes.

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Publicado

2007-12-30

Como Citar

Rebelde: estratégia mercadológica de rizoma e tática discursiva de árvore. (2007). Comunicação & Educação, 12(3), 81-89. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v12i3p81-89