A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação

Autores

  • Ismar de Oliveira Soares Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i3p7-17

Palavras-chave:

educomunicação, intelectual orgânico coletivo, reflexão epistemológica, educação para a comunicação, gestão da comunicação.

Resumo

A apresentação busca contextualizar os artigos da presente edição de Comunicação & Educação, classificando‑os de acordo com as áreas de intervenção do campo da educomunicação. Com isso, deseja demonstrar a coerência do trabalho
desenvolvido, ao longo dos últimos quinze anos, de um lado, pelos editores da revista e, de outro, pelo Departamento
de Comunicações e Artes da USP, que obteve a aprovação, em novembro de 2009, de um curso de licenciatura voltado
especificamente para a formação de educomunicadores. Fica demonstrado que a revista – uma das mais utilizadas como
referencial bibliográfico em dissertações e teses do campo da comunicação – acabou por oferecer uma contribuição decisiva para a construção da nova e inédita proposta de formação de um profissional que será simultaneamente professor de comunicação e gestor de processos comunicacionais em espaços educativos.

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Biografia do Autor

  • Ismar de Oliveira Soares, Universidade de São Paulo
    Professor Titular do Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP. Coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE). Membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (Vaticano 2001‑2009). Coordenador do Projeto Mídias na Educação, do MEC, para o Estado de São Paulo.

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Publicado

2009-12-30

Edição

Seção

Apresentação

Como Citar

A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação. (2009). Comunicação & Educação, 14(3), 7-17. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i3p7-17