Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica

Autores

  • Maria Aparecida Baccega Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i3p19-28

Palavras-chave:

comunicação/educação, meios de comunicação, cidadania, criticidade, escola.

Resumo

O artigo conceitua o campo comunicação/educação como espaço privilegiado da atuação dos educadores, professores em particular, apresentando‑o como lócus na formação dos sentidos sociais. Arrola outras características e mostra que comunicação/educação é
muito mais que levar alunos a produzir telejornais, reproduzindo o que aí está. Afirma que as práticas comunicacionais no âmbito da escola, para que atuem no sentido das mudanças, devem resultar do conhecimento efetivo desse campo, para assim permitir que os sujeitos construam uma postura crítica diante da mídia, diante
do mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Baccega, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
    Atua no mestrado da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com estudos e pesquisas nas relações comunicação e consumo; pesquisadora do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN) e do Centro de Estudos Comunicação e Trabalho, ambos da Escola
    de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde é professora; é fundadora e editora de 1994 a 2004 da revista Comunicação & Educação.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Edição

Seção

Artigos Nacionais

Como Citar

Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. (2009). Comunicação & Educação, 14(3), 19-28. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i3p19-28