A comunicação nos empreendimentos econômicos solidários

Autores

  • Marília Veríssimo Veronese Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo, Brasil.
  • Marina Rodrigues Martins

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i2p59-68

Palavras-chave:

economia solidária, relações públicas, comunicação e autogestão.

Resumo

O artigo apresenta a reflexão sobre o processo da comunicação na prática autogestionária em empreendimentos econômicos
solidários. As organizações investigadas localizam-se em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. Mapearam-se as diferentes formas de participação dos sujeitos envolvidos
e como elas implicam nas decisões coletivas. O texto é resultado de duas pesquisas; a primeira, fruto da monografia de curso em Comunicação Social, e a segunda no âmbito
da bolsa de iniciação científica PIBIC/ CNPq, no Programa de Pós-Graduação em Ciência Sociais da Unisinos. Foi empregada
metodologia qualitativa na coleta e análise dos dados. No processo de conclusão, perceberam-se as representações da autogestão ligadas à autonomia. No entanto, a prática demonstra as dificuldades de exercer o poder compartilhado, potencializadas pelo restrito processo de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Veríssimo Veronese, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Professora e pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa em Economia Solidária do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo, Brasil.

Marina Rodrigues Martins

Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, desde agosto de 2008. Atualmente, realiza intercâmbio de trabalho como assistente de comunicação na instituição jesuíta Holy Family Social Services, em Sydney, Australia.

Downloads

Publicado

2010-08-30

Como Citar

Veronese, M. V., & Martins, M. R. (2010). A comunicação nos empreendimentos econômicos solidários. Comunicação & Educação, 15(2), 59-68. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i2p59-68

Edição

Seção

Artigos Nacionais