A Licenciatura em Educomunicação e as novas diretrizes para o Ensino Fundamental

Autores

  • Ismar de Oliveira Soares Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v16i1p7-15

Palavras-chave:

Educomunicação, Educomunicador, Diretrizes curriculares, Políticas públicas de educação.

Resumo

Acaba de ser instalada no Brasil uma nova proposta pedagógica de graduação, com dois centros formadores, um na Universidade de São Paulo e outro na Universidade Federal de Campina Grande-PB, dando início, respectivamente, a uma licenciatura e a um bacharelado em Educomunicação. Os novos programas surgem no momento em que o Conselho Nacional de Educação publica as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos, abrindo um imenso campo de trabalho para o novo profissional, ao autorizar a escola a compartilhar a tarefa de educar e de cuidar com especialistas de outras áreas, entre as quais a que contempla as relações entre a mídia e a educação. O presente número celebra tais acontecimentos e oferece uma série de artigos que envolvem conceitos como produção comunicativa, arte, ética, recepção, consumo, ensino e censura, uma colaboração para o entendimento do fenômeno da  comunicação em suas imbricações com as práticas educativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ismar de Oliveira Soares, Universidade de São Paulo
    Professor titular do Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP. Coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE). Membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (Vaticano 2001-2009). Coordenador do Projeto Mídias na Educação, do MEC, para o Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

A Licenciatura em Educomunicação e as novas diretrizes para o Ensino Fundamental. (2011). Comunicação & Educação, 16(1), 7-15. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v16i1p7-15