Um dispositivo analítico para a investigação da leitura de textos de divulgação científica

Autores

  • Ricardo Henrique Almeida Dias
  • Maria José P. M. de Almeida Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v16i1p17-24

Palavras-chave:

Leitura, análise de discurso, divulgação científica, critérios de noticiabilidade.

Resumo

Propomos um dispositivo analítico de leituras de divulgação científica. Levantamos algumas características do discurso jornalístico, com base nos critérios de noticiabilidade, bem como algumas especificidades do jornalismo científico para a construção de um dispositivo analítico para leitura de textos de divulgação científica sobre física, nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Esse dispositivo foi colocado a funcionar em uma atividade de leitura com estudantes do curso de licenciatura em física. A análise de respostas a um questionário e de falas gravadas dos estudantes indicou alguns de seus gestos de interpretação com características do discurso jornalístico, o que contribuiu para justificar a construção do dispositivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo Henrique Almeida Dias
    Jornalista, mestre em educação pela Faculdade de Educação – Universidade Estadual de Campinas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciência e Ensino
  • Maria José P. M. de Almeida, Universidade Estadual de Campinas
    Professora titular na área de Metodologia de Ensino: Física na Faculdade de Educação – Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciência e Ensino.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

Um dispositivo analítico para a investigação da leitura de textos de divulgação científica. (2011). Comunicação & Educação, 16(1), 17-24. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v16i1p17-24