Revisitando Morin: os novos desafios para os educadores

  • Lucilene Cury Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Educação, pensamento complexo, comunicação, ética, TICs.

Resumo

Por meio da releitura das obras de maior destaque do fi lósofo, antropólogo e sociólogo francês Edgar Morin, o texto propõe uma refl exão sobre os atuais desafios educacionais impostos pelas novas tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilene Cury, Universidade de São Paulo
Graduada na Área de Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Desenvolveu os estudos de Pós-Graduação na Área de Comunicação: mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com pesquisas sobre a TV e a Criança; o Rádio e a Literatura Latino-Americana para Crianças Brasileiras.
Realizou estudos de Pós-Doutorado em Paris, na Sorbonne, voltados à Televisão. Atualmente é docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Interdisciplinaridade, nas Diversas Áreas da Pesquisa da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, cultura, educação, comunicação e internet. Coordena o Grupo de Pesquisa – Cibernética Pedagógica: Laboratório de Linguagens Digitais –, certificado pelo CNPq, onde estudantes e pesquisadores desenvolvem projetos de pesquisa relacionados ao mundo virtual e à inclusão digital/social, tais como: “Atalhos para a Inclusão Digital”; “Educação no Ciberespaço” e “O Mundo Virtual é para Todos?”. Link para o Grupo de Pesquisa Cibernética Pedagógica – Laboratório de Linguagens Digitais: Cibernética Pedagógica – Laboratório de Linguagens Digitais – USP.
Publicado
2012-06-30
Como Citar
Cury, L. (2012). Revisitando Morin: os novos desafios para os educadores. Comunicação & Educação, 17(1), 39-47. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i1p39-47