Teoria evolutiva, mídia e rock’n’roll: uma análise do videoclipe Do the Evolution
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i1p13-22Palavras-chave:
ensino de Biologia, teoria evolutiva, material didático, educação nãoformal, mídia de massas.Resumo
A teoria evolutiva é um dos pilares das ciências da vida e, em parte por causa disso, tem as suas idéias exploradas pelos mais diversos meios de comunicação. Contudo, como as lógicas que presidem as produções discursivas da mídia e ciência atendem a temporalidades e contextos diferentes, as mensagens de uma e outra, muitas vezes, revelam umafastamento. Neste trabalho, o videoclipe Do the Evolution do grupo de rock Pearl Jam é analisado focalizando essa preocupação. Ficou evidente que o videoclipe faz uma associação entre evolução biológica e progresso, numa perspectiva distópica do futuro. Por outro lado, a análise da canção homônima mostrou uma atitude irônica e debochada em relação ao status quo. A partir dessa leitura, entendemos que Do the Evolution é um material que pode ser usado didaticamente em sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.