Teoria evolutiva, mídia e rock’n’roll: uma análise do videoclipe Do the Evolution

Autores

  • Edson Pereira da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Roberto Sobreira Pereira Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i1p13-22

Palavras-chave:

ensino de Biologia, teoria evolutiva, material didático, educação nãoformal, mídia de massas.

Resumo

A teoria evolutiva é um dos pilares das ciências da vida e, em parte por causa disso, tem as suas idéias exploradas pelos mais diversos meios de comunicação. Contudo, como as lógicas que presidem as produções discursivas da mídia e ciência atendem a temporalidades e contextos diferentes, as mensagens de uma e outra, muitas vezes, revelam um
afastamento. Neste trabalho, o videoclipe Do the Evolution do grupo de rock Pearl Jam é analisado focalizando essa preocupação. Ficou evidente que o videoclipe faz uma associação entre evolução biológica e progresso, numa perspectiva distópica do futuro. Por outro lado, a análise da canção homônima mostrou uma atitude irônica e debochada em relação ao status quo. A partir dessa leitura, entendemos que Do the Evolution é um material que pode ser usado didaticamente em sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edson Pereira da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)
    PhD em Genética, professor adjunto do Instituto de Biologia (Departamento de Biologia Marinha) da Universidade Federal Fluminense, chefe do Laboratório de Genética Marinha da UFF, onde trabalha com genética de populações utilizando métodos moleculares, e responsável pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Epistemologia (GEPEE).
  • Roberto Sobreira Pereira Filho
    Licenciado em Ciências Biológicas, mestrando em Histórias das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz.

Downloads

Publicado

2008-04-30

Como Citar

Teoria evolutiva, mídia e rock’n’roll: uma análise do videoclipe Do the Evolution. (2008). Comunicação & Educação, 13(1), 13-22. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i1p13-22