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Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação

Ismar de Oliveira Soares

Resumo


O artigo recupera aspectos históricos relacionados à aproximação entre a Comunicação e a Educação, levando em conta o surgimento de projetos na área, e a mobilização de instituições em torno ao tema, nos últimos 60 anos, como foi o caso da Unesco, em sua busca pelo envolvimento dos Estados latino-americanos numa questão que a todos parecia secundária. Num segundo momento, volta-se especificamente para a América Latina, mostrando como, a partir dos anos de 1960, algo específico e típico passa a ocorrer por aqui, distanciando o movimento pela educação midiática dos países do nosso continente dos esforços europeus e norte-americanos em promover a Media Literacy. Recorda especificamente o papel do I Congresso Internacional sobre Comunicação e Educação (São Paulo, 1998), em tornar mundialmente conhecido um conceito que viria dar nova vida à promoção da educação midiática no continente: a Educomunicação.

Palavras-chave


Educomunicação, Educação Midiática, Media Education, Media Literacy, Midiaeducação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p15-26

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