Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials

Autores

  • Luciana Coutinho Pagliarini de Souza Universidade de Sorocaba
  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i1p51-58

Palavras-chave:

Comunicação e Educação, representações da mulher afrodescendente, identidade cultural, livro didático

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa em desenvolvimento, sob os auspícios da Fapesp, que tem como propósito averiguar como o “outro” é vi- sualmente representado em livros didáticos indicados pela PNLD-2011. O cabelo da mulher afrodescendente, enquanto aspecto identitário, é focalizado, a fim de verificar se os livros didáticos contribuem para difundir o discurso do “branqueamento” para o homem negro mostrado pelas mídias ou, ao contrário, contribuem para prolongar a herança cultural africana. Para tanto, reflexões sobre alteridade e construção da identidade cultural e, em seguida, a análise semiótica de representações visuais coletadas de livros didáticos são apresenta- das. A preocupação com a construção de ambientes que propiciem a vivência com o outro constitui a importância deste artigo. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-04-03

Como Citar

Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials. (2014). Comunicação & Educação, 19(1), 51-58. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i1p51-58