Construção de roteiros de pesquisa a partir dos livros da coleção Educomunicação (Editora Paulinas)

  • Ismar de Oliveira Soares Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Palavras-chave: Educomunicação, Edições Paulinas, Núcleo de Comunicação e Educação da USP, publicações, coletâneas.

Resumo

A coleção sobre Educomunicação das Edições Paulinas se consolida ao publicar seu quinto volume. O conjunto das publicações inclui dois livros autorais (Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação, de Ismar de Oliveira Soares, e Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania, de Guillermo Orozco Gómez) e três coletâneas (Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento, de Adilson Citelli e Maria Cristina Costa, Educomunicação: imagens do professor na mídia, também de Adilson Citelli, e Educomunicação: mais além dos 2.0, organizado por Roberto Aparici). Três livros são de autores nacionais e dois outros de autores internacionais (latino-americano e europeu). A coleção, articulada uma década depois da ressemantização do conceito, por pesquisa do Núcleo de Comunicação e Educação da USP (Fapesp, 1999), vem a público no momento em que a Educomunicação alcança legitimidade ampliada, quer com sua inclusão em programas públicos de educação, como o da rede municipal de educação da cidade de São Paulo, quer com a consolidação do tema como objeto de pesquisa acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismar de Oliveira Soares, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Professor titular da Universidade de São Paulo, na Licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes. Coordenador do NCE (Núcleo de Comunicação e Educação da USP). Presidente da ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação).

Referências

FREIRE, Paulo. Comunicação ou Extensão?, Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1970.

KAPLÚN, Mario. El Comunicador Popular, Ciespal, Quito, 1985.

MESSIAS, Claudio. Duas décadas de Educomunicação. Da crítica ao espetáculo. Dissertação de mestrado, ECA/USP, 2011.

PINHEIRO, Rose. A educomunicação nos centros de pesquisa do país: um mapeamento da produção acadêmica com ênfase à contribuição da ECA/USP na construção do campo, Tese de doutorado, ECA/USP, 2013.

SOARES, Ismar de Oliveira. “Comunicação e Educação: a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais”, Contato, Brasília, ano 1, n.2, jan./mar. 1999. p.19-74.

Publicado
2014-09-22
Como Citar
Soares, I. (2014). Construção de roteiros de pesquisa a partir dos livros da coleção Educomunicação (Editora Paulinas). Comunicação & Educação, 19(2), 135-142. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p135-142