Organizações civis e apropriações das plataformas digitais: desafios e potencialidades da web

  • Graça Penha Nascimento Rossetto Universidade Federal da Bahia
  • Rodrigo Carreiro Universidade Federal da Bahia
  • Maria Paula Almada e Silva Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Media sociais, sociedade civil, democracia, participação online, Cidade Democrática.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar os desafios e perspectivas das organizações civis perante as transformações impulsionadas pelas ferramentas oferecidas na internet. Mais especificamente, objetiva-se demonstrar como a iniciativa se apropria das plataformas digitais para ampliar espaços de participação e cumprir seus objetivos de ação. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, abrangendo questões relativas à sociedade civil e sua interface de atuação nas redes digitais, e um estudo exploratório com uma organização específica, o Cidade Democrática. Essa análise compreende a avaliação de todas as ferramentas que a iniciativa utiliza: site, blog, Twitter, YouTube, Facebook e Catarse para que se entenda como esses instrumentos se articulam a fim de cumprir seus objetivos principais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graça Penha Nascimento Rossetto, Universidade Federal da Bahia
Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas
Rodrigo Carreiro, Universidade Federal da Bahia
Rodrigo Carreiro é doutorando na Facom-UFBA, na linha de pesquisa Comunicação e Política. É especialista em Convergência Midiática e mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA.
Maria Paula Almada e Silva, Universidade Federal da Bahia
Doutoranda em Comunicação e Culturas Contemporâneas (Facom/UFBA) e pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo Eletrônico (CEADD-UFBA).
Publicado
2015-05-12
Como Citar
Rossetto, G. P., Carreiro, R., & Silva, M. P. (2015). Organizações civis e apropriações das plataformas digitais: desafios e potencialidades da web. Comunicação & Educação, 20(1), 51-61. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i1p51-61