Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Comunicação e Tecnologia Uma experiência de “Classe Invertida”

André Lemos, Lara Perl

Resumo


Este artigo apresenta os resultados da experiência de uso do método de “classe invertida” (Flipped Classroom) em uma disciplina de graduação na Faculdade de Comunicação da UFBA, COM 104, Comunicação e Tecnologia, obrigatória para alunos das habilitações de Jornalismo e Produção Cultural. Os limites das aulas expositivas e as novas potencialidades de acesso à informação pelas novas tecnologias de comunicação foram os pressupostos para esta experiência. No final, apresentamos os resultados de uma enquete sobre a visão dos alunos que vivenciaram a experiência e concluímos pelo êxito da mesma.


Palavras-chave


Classe Invertida; Ensino; Comunicação; Tecnologia

Texto completo:

PDF

Referências


De la PORTE, Xavier. L’école inversée, ou comment la technologie produit sa disparition, disponível em http://www.internetactu.net/2013/10/21/lecole-inversee-ou-comment-la-technologie-produit-sa-disparition/

FENWICK, T., EDWARDS, R. (2010). Actor-Network Theory in Education, Routledge.

LATOUR, B. (2014). L’influence est un risque. Postface de Bruno Latour, Sciences Po, Paris Pour un livre collectif Claire Tollis, Laurence Créton-Cazenave, and Benoit Aublet. L'effet Latour. Ses modes d'existence dans les travaux doctoraux. Paris: Editions Glyphe, 2014.

LOZAC’H, Anthony. La classe inversée pour sauver l’école ?, disponível em http://ecolededemain.wordpress.com/2013/09/17/la-classe-inversee-pour-sauver-lecole/

TALBERT, R. Toward a common definition of “flipped learning”., disponível em http://chronicle.com/blognetwork/castingoutnines/2014/04/01/toward-a-common-definition-of-flipped-learning/




DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i1p127-139

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.