Torre de Marfim – Um panorama sobre a mercantilização do ensino superior nos Estados Unidos

Palavras-chave: mercantilização do ensino, ensino superior, financiamento educacional, inovação educacional, graduação

Resumo

Torre de Marfim é um filme que mostra um processo de meio século de desmantelamento das linhas de subsídio público aos estudantes do ensino superior nos Estados Unidos e o paulatino aumento dos financiamentos privados que acabam por transformar os recém-formados em devedores antes mesmo de seres trabalhadores. Deixa evidente o estilo de mercantilização da educação superior no país como um processo histórico que ao mesmo tempo prega o consumo dos aparelhos estudantis; a busca incessante por prestígio social e a progressiva decomposição do modelo de graduação residencial, tão caro à tradição educacional estadunidense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katya Zuquim Braghini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutora e Mestre em Educação pela mesma instituição. Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo.

Referências

ARUM, Richard, ROKSA, Josipa. Academically Adrift: Limited Learning on College Campuses, University of Chicago Press, 2001.

CHRISTENSEN, Clayton. The Innovator's Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail Harvard Business Review Press, 1997.

Publicado
2015-05-12
Como Citar
Braghini, K. (2015). Torre de Marfim – Um panorama sobre a mercantilização do ensino superior nos Estados Unidos. Comunicação & Educação, 20(1), 147-153. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i1p147-153