A Educomunicação e o POIE: Possíveis aproximações.

Palavras-chave: Educomunicação, Professor Orientador de Informática Educativa – POIE, Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo – SME-SP, Laboratório de Informática Educativa

Resumo

Este artigo busca compreender a relação entre o trabalho, orientações curriculares e diretrizes normativas para o Professor Orientador de Informática Educativa – POIE – com os princípios e práticas educomunicativas. Será analisada a função desse professor disposta pela SME-SP através da Portaria 2.673 e o resultado da análise será intercalado com os preceitos e práticas educomunicativas, buscando vislumbrar aproximações possíveis. Serão apresentadas percepções sobre a proximidade entre os departamentos de Informática Educativa e Nas Ondas Do Rádio da SME-SP, para então tecer considerações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Marques Pereira, Escola De Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo

Michele Marques Pereira. Especialista em Educomunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). E-mail: michelemarquesp@gmail.com

Referências

CURY, Luciene. Revisitando Morin: os novos desafios para os educadores. Revista Comunicação & Educação – Ano XVII – N. 1 – jan/jun 2012.

DECRETO No 46.211, DE 15 DE AGOSTO DE 2005. Regulamenta o Programa EDUCOM - Educomunicação pelas ondas do rádio, instituído no Município de São Paulo pela Lei no 13.941, de 28 de dezembro de 2004.

LOURENÇO, Silene de A G at al. Da prática à reflexão: a formação de gestores de projetos educomunicativos nas escolas da rede municipal de São Paulo. CONFIBERCOM, 2011.

MOGADOURO, Cláudia de Almeida. Cinema e escola: Ver, sentir e fazer. Conferência Internacional de Viana, 2013.

OROFINO, Maria Isabel. Mídias e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2005. – ( Guia da escola cidadã; v.12)

PEREIRA, Michele Marques. A Educomunicação e o POIE. Monografia (Pós Graduação), ECA – USP 2013.

PORTARIA Nº 2.673, DE 23 DE JUNHO DE 2008. Dispõe sobre a organização dos Laboratórios de Informática Educativa nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências.

SOARES, Ismar de Oliveira. Teorias da Comunicação e Filosofias da Educação: fundamentos epistemológicos da educomunicação, Texto para aula do concurso de titular da ECA-USP, 2009.

Publicado
2015-05-12
Como Citar
Pereira, M. (2015). A Educomunicação e o POIE: Possíveis aproximações. Comunicação & Educação, 20(1), 83-90. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i1p83-90