O mundo da comunicação e o mundo da criança

Palavras-chave: criança, comunicação, educomunicação, mídias, sociedade

Resumo

Pensar a criança na contemporaneidade é compreendê-la como um ser social que interage dinamicamente na sociedade, influenciando e sendo influenciada por ela, produzindo e sendo produzida por suas relações. Relações essas que passam pela interação com as diferentes mídias. A mídia se apresenta como o espaço privilegiado para os diálogos e monólogos acerca da infância e juventude, e também para as próprias crianças refletirem sobre a sociedade e seu espaço/representação nela. Dessa forma, se faz necessário refletir sobre como o mundo da comunicação e o mundo da criança se convergem, e quais relações, significados e vivências emergem dessa confluência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Porto Costa Rimoli, Professora do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA-UNICAMP)

Pós-doutora em Comunicações e Artes na ECA-USP e Professora do Instituto de Artes da UNICAMP. Sócia Fundadora da TAO Produções Artísticas e consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. 

Referências

PACHECO, E. D. (org.). Televisão, criança e imaginário. São Paulo: Papirus, 1998.

BACCEGA, Maria Aparecida. Televisão e Escola: uma mediação possível? São Paulo: Senac, 2003.

BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Loyola, 2007.

COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005.

LINN, Susan. Honrar as crianças em tempos desonrosos: recuperando a infância da cultura da mídia comercializada. In: CAVOUKIAN, Faffi et al. Honrar a criança: Como transformar esse mundo. São Paulo: Instituto Alana, 2009.

BAKAN, Joel. Crianças e o mundo corporativo. In: CAVOUKIAN, Faffi et al. Honrar a criança: como transformar esse mundo. São Paulo: Instituto Alana, 2009.

DEL PRIORE, Mary. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999.

ROSA, Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.

OROZCO GÓMEZ, Guillermo. Mediações e televisão pública: A desconstrução múltipla da televidência na era da vassalagem mediática. In: RINCÓN, Omar. Televisão pública: Do consumidor ao cidadão. São Paulo: Fundação Friedrich Ebert, 2002.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Ensanchando territórios en comunicación/educación. In: VALDERRAMA, Carlos. Comunicación & Educación. Bogotá: Universidad Central, 2000.

______. La Comunicación desde la Comunicación. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2002.

SOARES, Ismar de Oliveira. Caminhos da educomunicação na América Latina e nos Estados Unidos. In: SOARES, Ismar de Oliveira (org.). Cadernos de Educomunicação 1: Caminhos da Educomunicação. São Paulo: Editora Salesiana, 2003.

Publicado
2016-05-02
Como Citar
Rimoli, A. (2016). O mundo da comunicação e o mundo da criança. Comunicação & Educação, 21(1), 51-59. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i1p51-59