O Programa Mais Educação e a Crítica da Mídia: desafios e potencialidades

  • Eduarda Schneider Lemes Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Ricardo Fiegenbaum Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: sistema de interação social, educomunicação, leitura crítica, Mais Educação, jornal escolar

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre as oficinas de Jornal Escolar, do Programa Mais Educação do MEC, desenvolvidas na escola Dr. Augusto Simões Lopes, na cidade de Pelotas/RS. O programa oferece atividades em dez macrocampos, entre eles o de Comunicação e Uso de Mídias, no qual são desenvolvidos projetos de comunicação. O objetivo é estimular a leitura crítica dos meios pela apropriação, pelos alunos, das técnicas de produção, mobilizando o conceito de Educomunicação. Em nossa perspectiva, aquelas oficinas se configuram um sistema de interação social potencialmente crítico, recolocando o tema da crítica da mídia no âmbito da circulação numa sociedade em vias de midiatização, indo, assim, mais além da perspectiva da Leitura Crítica. A pesquisa buscou investigar esse processo e as potencialidades que dele emergem na relação entre Comunicação e Educação.

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Referências

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Publicado
2016-05-02
Como Citar
Lemes, E., & Fiegenbaum, R. (2016). O Programa Mais Educação e a Crítica da Mídia: desafios e potencialidades. Comunicação & Educação, 21(1), 41-49. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i1p41-49