Ficção televisiva brasileira e fãs online: mapeamentos e investigações

Autores

  • Lucas Martins Néia Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i1p155-162

Palavras-chave:

cultura fandom, cultura participativa, engajamento, fãs, ficção televisiva

Resumo

O presente texto apresenta uma síntese da obra Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira[1], resultado de dez pesquisas colaborativas desenvolvidas entre 2014 e 2015 pela equipe de investigadores da rede Obitel Brasil. Enfocam-se as diferentes abordagens dadas à questão do fã da ficção televisiva brasileira como sujeito ativo na produção cultural, inserido no contexto das tecnologias digitais. Ressalta-se, por fim, a importância destes estudos no atual panorama da Comunicação.

[1] LOPES, Maria Immacolata Vassallo de (org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira. Coleção Teledramaturgia, vol. 4. Porto Alegre: Sulina, 2015. O livro foi publicado com o apoio do Globo Universidade. Versão digital disponível para download no endereço: <http://obitelbrasil.blogspot.com.br/>.

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Biografia do Autor

  • Lucas Martins Néia, Universidade de São Paulo
    Roteirista. Mestrando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina. Pesquisador do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ ECA-USP) e do Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva (OBITEL).

Referências

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LOPES, Maria Immacolata Vassallo de (org.). Ficção televisiva no Brasil: temas e perspectivas. Coleção Teledramaturgia, v. 1. São Paulo: Globo, 2009.

______. Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira. Coleção Teledramaturgia, vol. 4. Porto Alegre: Sulina, 2015.

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

Ficção televisiva brasileira e fãs online: mapeamentos e investigações. (2016). Comunicação & Educação, 21(1), 155-162. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i1p155-162