Desafios e possibilidades educomunicativas na produção editorial e na mediação de livros-aplicativos

Autores

  • Samira Almeida Pinto USP
  • Maria Cristina Castilho Costa USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i1p85-95

Palavras-chave:

Livro-aplicativo, Educomunicação, Narrativas, Produção editorial, Mediação de leitura.

Resumo

Este artigo descreve desafios e oportunidades experimentados por profissionais da cadeia de produção e difusão do livro infantojuvenil diante da emergência de inovações no suporte de leitura (agora eletrônico) e na linguagem (agora hipermídia). O objetivo desta sistematização – executada como monografia apresentada para obtenção do título de especialista em Educomunicação em 2015 – é possibilitar que a comunicação entre criadores, publicadores, pesquisadores e mediadores seja gerida de forma a garantir a riqueza de conteúdos e, ao mesmo tempo, sua clareza e harmonia: essencial para engajar leitores e promover experiências novas e profundas com a leitura, considerando seu impacto na criação da linguagem e na visão de mundo do indivíduo. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Samira Almeida Pinto, USP
    Samira Almeida é especialista pós-graduada em Educomunicação pela ECA-USP em 2015. Sua monografia de conclusão, orientada pela Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa, traça um panorama do impacto da inovação do formato livro-aplicativo nos meios de criação, publicação e mediação da leitura infantojuvenil.

    Atuou como editora de revistas e livros por mais de uma década e fundou a StoryMax - uma startup publicadora de livros-aplicativos - há três anos. Neste período recebeu, pelo seu trabalho, prêmios de prestígio como o Jabuti (2015), o Prix Jeunesse Iberoamericano (2013), o Hipertexto de Tecnologias na Educação (2013) e o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação (2015).

    Sua primeira formação acadêmica é em Comunicação Social-Jornalismo, pela Universidade Metodista de São Paulo, concluída em 2002 com uma pesquisa de iniciação científica (e bolsa da Fapesp) na área de fotografia.
  • Maria Cristina Castilho Costa, USP
    Doutora em Ciências Sociais pela FFLCH-USP, livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, professora associada 3 da ECA-USP, coordenadora do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP.

Referências

CALVINO, Ítalo, Fábulas italianas.São Paulo, Companhia das Letras, 1993.

CITELLI, Adilson. Outras linguagens na escola. São Paulo: Cortez, 2000.

ECO, Umberto, Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Senac, 2003.

KLUVER, Carissa. Blurring the Digital Page: The Difference Between Book Apps and eBooks. Disponível em: < http://digitalmediadiet.com/?p=2913 >. Acesso em 5 abr. 2015.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Desafios culturais: da comunicação à educomunicação. In CITELLI, Adílson; COSTA, Maria Cristina Castilho (Orgs). Educomunicação – construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

PETRY, Arlete. Análise de produções em linguagem hipermidiática. In TORRES, Rui; BAIRON, Sérgio (Orgs). Conhecimento e(m) Hipermídia. Revista Cibertextualidades 03. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2009.

PINTO, Samira Almeida. Literatura infantil e juvenil em hipermídia: da produção editorial à prática educomunicativa com livros-aplicativos. Monografia de especialização em Educomunicação na Escola de Comunicação e Artes na Universidade de São Paulo. São Paulo: 2015.

SOARES, Ismar de Oliveira. Teorias da Comunicação e Filosofias da Educação: fundamentos epistemológicos da Educomunicação. Texto para a aula do concurso de titular. ECA-USP, 2009.

______________________. Educomunicação: um campo de mediações. In CITELLI, Adílson; COSTA, Maria Cristina Castilho (Orgs). Educomunicação – construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

Downloads

Publicado

2016-05-02

Como Citar

Desafios e possibilidades educomunicativas na produção editorial e na mediação de livros-aplicativos. (2016). Comunicação & Educação, 21(1), 85-95. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i1p85-95