Indústria cultural: Bourdieu e a teoria clássica

Autores

  • Maria da Graça Jacintho Setton Universidade de São Paulo / Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i22p26-36

Palavras-chave:

televisão, poder simbólico, indústria cultural, telejornalismo, Pierre Bourdieu

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma análise do livro de Pierre Bourdieu Sobre a televisão. Trata-se também de uma reflexão que traça um paralelo entre as contribuições deste autor com autores como Adorno/Horkheimer e Edgar Morin, na discussão sobre o fenômeno da indústria cultural. Consideramos que o livro Sobre a televisão é um resgate das leituras teóricas destes autores, atualizando-as ao nomear os mecanismos da dominação a partir do conceito de poder simbólico.

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Publicado

2001-12-30

Como Citar

Indústria cultural: Bourdieu e a teoria clássica. (2001). Comunicação & Educação, 22, 26-36. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i22p26-36