Aproximações entre jornalismo e educação

Autores

  • Marina Lisboa Empinotti Universidade da Beira Interior (UBI)
  • Rita de Cássia Romeiro Paulino Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i1p53-64

Palavras-chave:

jornalismo, educação, mídia, sociedade da informação, responsabilidade social

Resumo

Este artigo pretende evidenciar aproximações entre jornalismo e educação. Historicamente, são produtos consolidados com o advento do capitalismo. Epistemologicamente, confluem ao se enquadrarem ao âmbito cultural. Através de revisão bibliográfica, encontramos as semelhanças no desenvolvimento de ambos e chegamos a pesquisadores que defendem a função educadora como uma das responsabilidades do jornalismo nas sociedades contemporâneas. A educomunicação, possibilidade mais clara de unir os dois campos atualmente, será comentada, apesar de não ser o foco da reflexão. O jornalismo aqui abordado é aquele voltado à alimentação de mercado e à busca de lucro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marina Lisboa Empinotti, Universidade da Beira Interior (UBI)
    Doutoranda em Estudos da Comunicação pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) alocada na Universidade da Beira Interior (UBI). Jornalista e mestra em Tecnologias, Linguagens e Inovação em Jornalismo pelo Programa de Pós-graduação em Jornalismo (Posjor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Rita de Cássia Romeiro Paulino, Universidade Federal de Santa Catarina
    Professora permanente do curso de Pós-graduação em Jornalismo (Posjor) e docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

2018-06-07

Como Citar

Aproximações entre jornalismo e educação. (2018). Comunicação & Educação, 23(1), 53-64. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i1p53-64