Ensino de ética jornalística: pedagogias e metodologias de professores

Autores

  • Rogério Christofoletti Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v16i1p25-32

Palavras-chave:

Ética Jornalística, Ensino de Jornalismo, Pedagogia, Comunicação, Educação.

Resumo

O ensino de ética no jornalismo é pouco estudado e ainda insuficientemente discutido no Brasil. De fato, este cenário
não é exclusividade do Jornalismo. Neste artigo, são os professores das disciplinas de ética jornalística quem fornecem dados importantes sobre como se ensina deontologia nos cursos superiores da área no país. O estudo se apoia numa amostra dos cem cursos brasileiros mais tradicionais, e os professores responderam a um questionário onde apontam como baseiam suas práticas pedagógicas, que metodologias e tecnologias utilizam. Os resultados sugerem que, embora onipresente, o ensino de ética jornalística ainda carece consolidar conteúdos e abordagens. Apontam também para esforços dos docentes para dinamizar as aulas.

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Biografia do Autor

  • Rogério Christofoletti, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    Doutor, professor e pesquisador do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

Ensino de ética jornalística: pedagogias e metodologias de professores. (2011). Comunicação & Educação, 16(1), 25-32. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v16i1p25-32