Netnografia no Programa de Inclusão Digital AcessaSP

Autores

  • Brasilina Passarelli Universidade de São Paulo
  • Antonio Helio Junqueira Universidade de São Paulo
  • Rodrigo Eduardo Botelho Francisco Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i1p13-22

Palavras-chave:

Cibercultura, inclusão digital, netnografia, literacias emergentes na Web 2.0, idosos e as TIC.

Resumo

Na atualidade, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) configuram- se como um importante território de
produção e transformação sociocultural, no qual se engendram novos valores, sentidos e práticas sociais pautados pela colaboração e interação em rede. Em um contexto de discussão sobre indicadores de acesso ao computador e à Internet, a presente pesquisa vale-se da netnografia para abordar as literacias informacionais emergentes e a inclusão digital de idosos no Programa AcessaSP.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Brasilina Passarelli, Universidade de São Paulo
    Professora titular e chefe do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de
    Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenadora Científica do Núcleo de Pesquisa de Novas Tecnologias da Comunicação Aplicadas à Educação (NAP) “Escola do Futuro”/USP.
  • Antonio Helio Junqueira, Universidade de São Paulo
    Doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Consultor de Empresas da Junqueira e Peetz Consultores Ltda.
  • Rodrigo Eduardo Botelho Francisco, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
    Doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Diretor de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

Netnografia no Programa de Inclusão Digital AcessaSP. (2012). Comunicação & Educação, 17(1), 13-22. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i1p13-22