O talk show na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i2p159-167

Palavras-chave:

educomunicação, adolescentes, talk show, etnografia, ensino médio

Resumo

A passagem pelo ensino médio impõe aos jovens decisões, desafios e mudanças. No entanto, há um esvaziamento dos espaços de diálogo nas escolas. Nesta experiência – executada como monografia apresentada para obtenção do título de especialista em Educomunicação em 2015 –, alunos atuaram em grupo e desempenharam diferentes papéis na produção de um talk show, desfrutando de diálogos enriquecedores e de uma vivência do universo do trabalho e da pesquisa. Esse processo permitiu avaliar relacionamentos interpessoais, práticas educomunicativas, além de possibilitar a leitura crítica dos meios de comunicação e a ressignificação das informações do mundo complexo em que vivemos. As práticas educomunicativas da pesquisa foram registradas num diário de campo e somam forças para que outros educadores reflitam, renovem e ampliem a comunicação no ambiente escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Myrian Clark Giannini, Universidade de São Paulo

    Jornalista, especialista em Educomunicação e mestranda em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

  • Maria Cristina Castilho Costa, Universidade de São Paulo

    Doutora em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), professora titular de Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, docente do curso de licenciatura em Educomunicação e coordenadora do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP.

Downloads

Publicado

2017-11-16

Como Citar