Capacitação docente baseada no letramento em marketing: resultados de uma pesquisa

Autores

  • Jônio Machado Bethônico Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carla Viana Coscarelli Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i1p77-92

Palavras-chave:

letramento em marketing, formação docente, educação para o consumo, educação para as mídias, formação de leitores-consumidores críticos

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta a metodologia e os resultados de uma investigação que objetivou caracterizar e entender a opinião dos docentes sobre um curso de letramento em marketing, a fim de verificar a aceitação da proposta e seus impactos na formação profissional dos participantes. A disciplina, ministrada para quatro turmas entre 2016 e 2017, visou à conscientização dos professores sobre a centralidade e a complexidade atuais do consumo e sobre as ações de comunicação de marketing em sua multiplicidade de formatos, conteúdos e mídias. O curso objetivou também transformar esses conteúdos em propostas didáticas, trabalhando com atividades de leitura e produção textual a fim de contribuir para a formação de leitores-consumidores críticos nas escolas. Trinta e três alunos da disciplina responderam a questionários, e a análise de suas respostas revelou que os estudantes consideraram a abordagem didática positiva e a temática importante e pertinente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jônio Machado Bethônico, Universidade Federal de Minas Gerais

    Colaborador em pesquisas e grupos de extensão da Faculdade de Belas Artes, da Faculdade de Educação e da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

    Colaborador em pesquisas e grupos de extensão da Faculdade de Belas Artes, da Faculdade de Educação e da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Carla Viana Coscarelli, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde participa do Núcleo de Pesquisa Lingtec, do Ceale e coordena o Projeto de Extensão Redigir.

Downloads

Publicado

2018-06-07

Como Citar

Capacitação docente baseada no letramento em marketing: resultados de uma pesquisa. (2018). Comunicação & Educação, 23(1), 77-92. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i1p77-92