Audioaula: o som como suporte pedagógico em sala de aula

Autores

  • André Barbosa Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i2p165-172

Palavras-chave:

linguagem radiofônica, áudio, educação, rádio, sociedade

Resumo

Este trabalho mostra a aplicação dos elementos sonoros como ferramentas de apoio na utilização de métodos pedagógicos para a construção do conhecimento junto a educandos do Ensino Fundamental, moradores de regiões com alto índice de violência. Com o apoio da Secretaria de Educação do Município de São Paulo – especialmente do Núcleo de Apoio de Ensino (NAE-8), situado na Zona Leste paulistana –, o projeto Audioaula é um exercício coletivo, cujo esforço de idealizadores, professores e alunos busca aumentar a qualidade do aproveitamento escolar entre jovens em situação de risco social. O áudio mostra-se como recurso importante para a recriação de sentidos dos conteúdos programáticos escolares. Além disso, o processo inclui o trabalho técnico de roteirização e utilização de equipamentos, como o microfone.


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Barbosa Filho
    Mestre em Ciências da Comunicação pela UMESP, doutor em Ciências da Comunicação pelo CTR-ECA/USP, assessor especial do ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, membro titular do Grupo Gestor do Sistema Brasileiro de TV Digital e do Grupo de Trabalho Interministerial de Radiodifusão Comunitária.E-mail: abarbosa@planalto.gov.br

Downloads

Publicado

2005-08-30

Como Citar

Audioaula: o som como suporte pedagógico em sala de aula. (2005). Comunicação & Educação, 10(2), 165-172. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i2p165-172