Intramuros e extramuros: a aventura do conhecimento!
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i2p7-14Palavras-chave:
língua, recepção, comunicação, Quem quer ser um milionário?, Entre os muros da escola.Resumo
Nas escolas, desconsideram-se tanto o poder da língua como sua forma de conteúdo e de expressão das relações sociais. Fato muito bem exemplificado pelo filme francês Entre os muros da escola, baseado no livro homônimo de FrançoisBégaudeau. Não compreender o papel da língua leva a definir a comunicação como transmissão de informação, desqualificando o processo de interação entre sujeitos na
construção de sentidos. Tema que também pode ser depreendido na análise do filme do inglês Danny Boyle, Quem quer ser um milionário? O protagonista do filme, o jovem Jamal, torna-se um ganhador porque passa a associar as palavras-chave apresentadas como respostas do jogo do
milhão a fatos de sua experiência pessoal. As palavras não têm significado pelo que representam no jogo, mas porque remetem a sua vida. Ambos os filmes são excelentes
exemplos para o estudo da recepção da comunicação e podem ser fontes de conhecimento a professores e alunos em
sala de aula.
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