Foco e Escopo

A Revista CPC é um periódico científico voltado para a discussão e reflexão de questões afeitas ao patrimônio cultural em seus múltiplos aspectos: preservação do patrimônio; identificação e registro de bens culturais; educação patrimônial; referências culturais e memória social; instituições museológicas; arquivos, centros de memória e informação;  coleções e acervos; conservação e restauro. Com periodicidade semestral, a revista publica artigos originais; resenhas;  notícias e depoimentos. Artigos de autores convidados sobre temas específicos são publicados na sessão Dossiê, ou como Edição Especial.

Histórico do periódico

A Revista CPC foi fundada em 2005 pelo Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo. Publicada desde o início exclusivamente em formato eletrônico, passou a integrar o Portal de Revistas da USP em 2014. Em mais de 13 anos de atuação regular, vem se dedicando à promoção da pesquisa e à disseminação do conhecimento no campo do patrimônio cultural. Integrante da rede colaborativa LatinRev - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Socialies y Humanidades (FLACSO ARGENTINA).

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Esta revista adota modelo de avaliação duplo cego. Os artigos são previamente analisados pela Comissão Editorial, que decide pelo encaminhamento para os pareceristas para avaliação, caso se enquadrem nos critérios editoriais adotados.

Periodicidade

Revista semestral, publicada em jun./jul. e nov./dez.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Regimento

Art. 1º - A Revista CPC é um periódico do Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo. De caráter científico, configura-se como um espaço de discussão e reflexão dedicado às questões afeitas ao patrimônio cultural em seus múltiplos aspectos.

Art. 2º A revista tem periodicidade semestral e formato eletrônico.

Art. 3º É dividida em três seções:
1. artigos originais
2. resenhas
3. notícias e depoimentos

Artigos sobre temas específicos poderão consitutir edições especiais, como suplemento da edição regular, ou como sessão Dossiê.

Art. 4º A revista conta com uma Comissão Editorial, composta pelo Diretor do CPC (Editor), um ex-diretor do CPC, um membro do colegiado do CPC, um docente USP e um funcionário do CPC, cuja finalidade é definir a política editorial da revista e operacionalizar, implementar, executar e encaminhar a produção da revista.

Art. 5º A revista conta também com um Conselho Consultivo, composto por nomes de especialistas na área, do Brasil e do exterior.

Art 6º Todo o material publicado deve ser analisado e aprovado a partir de parecer de especialista na área, integrante da Comissão Editorial, do Conselho Consultivo ou ad hoc.

Copyright

Restrições para uso e respeito à propriedade intelectual de acordo com o Portal de Revistas da USP.

Fontes de Apoio

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária  - PRCEU-USP

Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP - Sistema Integrado de Bibliotecas da USP - SIBi-USP.