O desafio da conservação dos acervos particulares de arquitetos modernos: o caso do Inventário Janete Costa

Autores

  • Fernando Diniz Moreira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco
  • Andréa Halász Gáti Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco
  • Gisele Melo de Carvalho Faculdade Damas da Instituição Cristã, Recife, Pernambuco
  • Veronice Oliveira Instituto Clio, Recife, Pernambuco,

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i20p137-158

Palavras-chave:

Janete Costa, Inventário, Arquivos, Arquitetura de interiores

Resumo

Conservar a vasta documentação iconográfica produzida pelos arquitetos modernos é um tema essencial da conservação da arquitetura, tendo em vista o rápido desaparecimento dos exemplares construídos. Essa documentação sofre um sério risco com a dissolução dos escritórios, após a morte ou aposentadoria dos seus titulares, considerando o pequeno porte dos escritórios brasileiros e a pesada responsabilidade imputada aos familiares. Este artigo relata a experiência da realização do inventário da obra da arquiteta Janete Costa (1932-2008), que contribuiu decisivamente nos campos da arquitetura de interiores, design de produtos, intervenções em edifícios históricos, na produção e divulgação do artesanato brasileiro, com uma vasta obra não apenas no Nordeste, mas em várias cidades brasileiras. Com o falecimento da arquiteta surgiu a necessidade de acolher seu acervo na sede do Recife, material antes distribuído nos escritórios que mantinha no Rio de Janeiro e São Paulo. Este acervo, agora reunido no Recife, compreende plantas, fotos, revistas, slides, documentos, maquetes, material gráfico de exposições e vídeos. O projeto do inventário inclui a limpeza, organização, conservação divulgação de suas principais obras em um site. A equipe multidisciplinar foi formada por arquitetos pesquisadores, arquitetos especializados em interiores e consultores na área de informação e de webdesign.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Diniz Moreira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco
    Arquiteto (UFPE), Historiador (UNICAP), Master of Science e Ph.D. in Architecture (UPenn), Professor do PPG em Desenvolvimento Urbano e do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE; Conselheiro Federal (CAU-BR)
  • Gisele Melo de Carvalho, Faculdade Damas da Instituição Cristã, Recife, Pernambuco
    Arquiteta (UFPE) Mestre em História (UFPE), Professora da FacDamas, Arquiteta Diretora da Amplus Projetos de Espaços
  • Veronice Oliveira, Instituto Clio, Recife, Pernambuco,
    Biblioteconomista (UFPE), Diretoria do Instituto Clio

Downloads

Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

Coleções e Acervos

Como Citar

O desafio da conservação dos acervos particulares de arquitetos modernos: o caso do Inventário Janete Costa. (2015). Revista CPC, 20, 137-158. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i20p137-158