REMANESCENTES DE UM PASSADO INDESEJADO: OS ESTUDOS DE TOMBAMENTO DOS EXEMPLARES DA REDE PAULISTA DE PROFILAXIA E TRATAMENTO DA HANSENÍASE

Autores

  • Amanda W. Caporrino Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, SP
  • Adda A. P. Ungaretti Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0iesp21p119-163

Palavras-chave:

Hanseníase, Saúde pública, Patrimônio cultural

Resumo

Este artigo visa apresentar resultados dos estudos para o tombamento estadual de remanescentes da rede paulista de profilaxia e tratamento da hanseníase, doença anteriormente denominada como lepra. A rede em questão foi erguida com base no modelo hospitalar de isolamento conhecido como asilo-colônia, adotado no Brasil no início de 1920, quando a internação compulsória dos hansenianos foi determinada por força de lei. Na década de 1930, sua implantação foi concluída com a construção de cinco asilos-colônia: Santo Ângelo (Mogi das Cruzes), Padre Bento (Guarulhos), Pirapitingui (Itu), Cocais (Casa Branca) e Aimorés (Bauru). A estrutura profilática e de tratamento ainda era composta por ambulatórios denominados dispensários e por preventórios, orfanatos para filhos sadios de hansenianos internados. Diante dos desafios e avanços propostos pelas pesquisas, este artigo também pretende contribuir para os debates acerca do reconhecimento como patrimônio cultural de remanescentes ligados a passados relegados e memórias difíceis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda W. Caporrino, Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, SP

    Historiadora graduada pela Universidade de São Paulo. Atua como técnica na Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico / Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

  • Adda A. P. Ungaretti, Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, SP

    Arquiteta e urbanista graduada pela Universidade de São Paulo. Atua como técnica na Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico / Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-07-29

Como Citar

Caporrino, A. W., & Ungaretti, A. A. P. (2016). REMANESCENTES DE UM PASSADO INDESEJADO: OS ESTUDOS DE TOMBAMENTO DOS EXEMPLARES DA REDE PAULISTA DE PROFILAXIA E TRATAMENTO DA HANSENÍASE. Revista CPC, esp21, 119-163. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0iesp21p119-163