Gestão do acervo do Arquiteto Eduardo Kneese De Mello: relato do tratamento organizacional da coleção iconográfica

  • Ademir Pereira dos Santos Universidade Taubaté
  • Elisa Horta Silva Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0001-7072-6825
  • Izadora Araújo Amaral Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Palavras-chave: Acervo fotográfico. Diapositivo. História da arquitetura – Brasil

Resumo

O presente trabalho pauta-se no relato do processo de organização e catalogação primária da seção iconográfica do acervo do arquiteto Eduardo Kneese de Mello (1906–1994), realizado no ano de 2015, atualmente integrado à biblioteca do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. O fundo, produzido em vida pelo arquiteto, recuperou força no ano de 2006, com sua proficuidade como fonte de pesquisa anunciada pelo Dr. Ademir Pereira dos Santos, estimulando o início de diferentes manejos. Após a elucidação acerca da trajetória institucional deste material, demonstra-se aqui uma produção orientada por inquietações díspares aos trabalhos anteriores, objetivadas pela correlação da porção mais significativa do acervo, os slides, com as demais espécies documentais que compõem o conjunto do acervo. Seguinte à compreensão dos escopos que sucederam o vasto material constituinte do fundo, demonstra-se a metodologia empregada para tratamento, diagnóstico e  estruturação do catálogo, assim como sua importância como base informacional, através da qual se constituiu um panorama visual e quantitativo com o auxílio e gerenciamento de tabelas descritivas, gráficos percentuais de diferentes análises e a elaboração de mapas com roteiros ilustrativos que proporcionaram a exatidão geográfica de seu conhecimento e dos testemunhos históricos. A especulação das camadas existentes possibilitou o início da confirmação de informações publicadas sobre o arquiteto e mais uma complementação de sua biografia, com o conhecimento total de suas viagens. Considerou-se como função primordial a caracterização panorâmica do conteúdo do acervo, até então desconhecida, acabando-se por evidenciar futuras problemáticas a serem enfrentadas, potencialidades e ações e intervenções urgentes e primordiais à sobrevivência do fundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademir Pereira dos Santos, Universidade Taubaté
Graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestre em história pela Universidade Estadual de São Paulo (1992) e doutor em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo.
Elisa Horta Silva, Universidade de São Paulo

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2016). Voluntária no Acervo Eduardo Kneese de Mello. 

Izadora Araújo Amaral, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Graduada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e especialista em museologia, colecionismo e curadoria pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2015)
Publicado
2017-12-29
Como Citar
Santos, A., Silva, E., & Amaral, I. (2017). Gestão do acervo do Arquiteto Eduardo Kneese De Mello: relato do tratamento organizacional da coleção iconográfica. Revista CPC, (24), 134-161. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i24p134-161
Seção
Artigos