Patrimônio natural

atualizando o debate sobre identificação e reconhecimento no âmbito do Iphan

Autores

  • Danilo Celso Pereira Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasília, Distrito Federal, Brail

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v13i25p34-59

Palavras-chave:

Patrimônio natural, Políticas de preservação, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan

Resumo

As políticas públicas de seleção do patrimônio cultural brasileiro optaram pela proteção de determinados bens em detrimento de outros, e nesse campo de disputas o patrimônio natural se constituiu historicamente como uma das categorias menos privilegiadas. Dessa forma, tem-se como objetivo neste texto discutir a política de identificação e reconhecimento do patrimônio natural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, buscando entender quais naturezas foram consideradas de relevância para fazer parte do mosaico que pretende representar a identidade nacional. O estudo baseia-se em revisão bibliográfica especializada e na análise dos processos de tombamento, possibilitando constatar que, se de um lado a revisão crítica da noção de patrimônio cultural nas décadas de 1970 e 1980 possibilitou o reconhecimento de novos patrimônios naturais, vinculados ao cotidiano e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, por outro, nota-se na atualidade uma incompreensão do tema quando se busca delegar o patrimônio natural como assunto exclusivo da legislação do meio ambiente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Danilo Celso Pereira, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasília, Distrito Federal, Brail

    Geógrafo e mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo; mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/Coordenação de Paisagem Cultural do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização. Foi monitor-bolsista do Projeto Memórias Urbanas de Iguape (PRCEU-USP); membro da Rede Paulista de Educação Patrimonial e colaborador da Casa do Patrimônio do Iphan (Vale do Paraíba-SP) e do Grupo de Pesquisa Planejamento e Monitoramento de Áreas Naturais Protegidas do Instituto Florestal do Estado de São Paulo (IF-SP). Atua principalmente nos seguintes temas: geografia crítica, cidades-patrimônio, patrimônio natural, paisagem cultural, políticas públicas de preservação e educação patrimonial.

Downloads

Publicado

2018-09-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Patrimônio natural: atualizando o debate sobre identificação e reconhecimento no âmbito do Iphan. (2018). Revista CPC, 13(25), 34-59. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v13i25p34-59