O que é, afinal, a educação patrimonial?

uma análise do Guia Básico de Educação Patrimonial

Autores

  • João Lorandi Demarchi Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v13i25p140-162

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Educação patrimonial, Teoria da educação

Resumo

É paradigmática na história da educação patrimonial brasileira a publicação do Guia Básico de Educação Patrimonial, em 1999. Desdobramento do 1º Seminário sobre o Uso Educativo de Museus e Monumentos, realizado em 1983, esse guia apresenta uma metodologia educativa específica a ser trabalhada com o patrimônio cultural. A despeito de sua importância, é incipiente a análise crítica acerca dos conceitos e concepções adotados pelas autoras, acarretando o uso do guia pela sociedade sem uma consciência clara do que isso significa. Diante disso, este artigo contribui ao refletir sobre as definições e propostas apresentadas por ele, buscando identificar quais as implicações práticas e epistemológicas de tais posicionamentos. Nesse esforço de compreensão, são utilizados os estudos desenvolvidos por pesquisadores específicos da área do patrimônio e da educação patrimonial, e recorre-se com frequência aos conceitos e análises desenvolvidos por Paulo Freire e Marilena Chaui, teóricos da educação e da cultura brasileiras. Dessa forma, o artigo busca incentivar o debate crítico sobre o Guia, objetivando sua compreensão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Lorandi Demarchi, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

    Mestrando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, com graduação e licenciatura em História pela mesma universidade. Membro da Rede Paulista de Educação Patrimonial (Repep). Professor dos Ensinos Fundamental e Médio. Santos-SP.

Downloads

Publicado

2018-09-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Demarchi, J. L. (2018). O que é, afinal, a educação patrimonial? uma análise do Guia Básico de Educação Patrimonial. Revista CPC, 13(25), 140-162. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v13i25p140-162