Passados 50 anos...

  • Marly Rodrigues Memórias Assessoria e Projetos, São Paulo, São Paulo, Brasil
Palavras-chave: Patrimônio cultural., Memória social., Preservação do patrimônio., Políticas públicas.

Resumo

O cinquentenário de criação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (Condephaat) é tomado, neste texto, como uma oportunidade de reflexão sobre o sentido, até o presente, atribuído à proteção de bens culturais pelo poder público. Busca-se focalizar fatores, por exemplo, a influência de concepções herdadas, como as de nacionalismo, ou conceitos que dificultam a renovação das atuais formas de atuação e tendem a distanciar o órgão das expectativas da sociedade contemporânea em relação à construção da memória e à melhoria da qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marly Rodrigues, Memórias Assessoria e Projetos, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), cursou Architectural Conservation, como especialização, no ICCROM-Unesco. Trabalhou nos órgãos públicos de proteção ao patrimônio cultural que atuam em São Paulo. Atualmente dirige Memórias Assessoria e Projetos, escritório voltado a ações relacionadas ao Patrimônio Cultural, História e Memória, sediado na cidade de São Paulo, Brasil.

Publicado
2019-01-04
Como Citar
Rodrigues, M. (2019). Passados 50 anos. Revista CPC, 13(26esp), 20-44. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v13i26espp20-44