O patrimônio cultural e a contribuição do antropólogo: esquemas de percepção e algumas práticas

  • Marina Sallovitz Zacchi Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, Sergipe, Brasil
Palavras-chave: Patrimônio cultural., Multiculturalismo., Antropologia da ação.

Resumo

O objetivo nesse artigo é proceder a uma revisão dos principais dispositivos legais e instrumentos normativos que regulam a política de valorização e promoção do patrimônio cultural de natureza imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a fim de identificar as principais categorias pelas quais se buscou lhes imprimir uma orientação de cunho antropológico, bem como refletir sobre as po-tencialidades, tensões e limites implicados na transposição do arcabouço teórico-conceitual dessa disciplina de referência. A identificação dessas categorias de pensamento visou servir de substrato à análise dos discursos de antropólogos na elaboração dos dossiês que instruem tecnicamente os processos de registro como Patrimônio Cultural do Brasil, a fim de compreender as implicações das variações observadas em seus usos em termos de tomadas de posição, particularmente no que diz respeito aos sentidos atribuídos às diferenças no contexto atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Sallovitz Zacchi, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, Sergipe, Brasil

Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialista em políticas públicas de proteção ao patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora no grupo Cultura, Cotidiano e Sociabilidades na Contemporaneidade pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Greccos-UFS/CNPq).

Publicado
2019-12-30
Como Citar
Zacchi, M. (2019). O patrimônio cultural e a contribuição do antropólogo: esquemas de percepção e algumas práticas. Revista CPC, 14(28), 137-162. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i28p137-162
Seção
Artigos