Análises não- destrutivas em de obras de arte com técnicas atômico- nucleares

Autores

  • Márcia A. Rizzutto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i6p208-218

Palavras-chave:

Laboratório Peletron IF- USP, Análises não- destrutivas, Patrimônio cultural

Resumo

Os métodos de análise para caracterização, datação de objetos de arqueologia, arte e preservação do patrimônio cultural utilizam- se de técnicas de análise estrutural e molecular, como difração de raio- X, espectrometria com infra- vermelho; técnicas de datação, como termoluminescência e espectrometria de massa com aceleradores 14C; técnicas de análise elementares, como fluorescência de raio- X, espectrometria de emissão atômica, ativação neutrônica; e técnicas baseadas em feixes iônicos, como Emissão Induzida de Radiação X por partículas (PIXE), Emissão Induzida de Radiação gama por partículas (PIGE) e Espalhamento Rutherford em ângulos traseiros (RBS). Técnicas não- destrutivas com métodos analíticos atômico- nucleares têm sido utilizadas frequentemente para caracterização de objetos de arte, arqueológicos e do patrimônio cultural, e estão estabelecidas há algumas décadas no cenário internacional. No entanto, no Brasil, estas técnicas são relativamente recentes e os trabalhos nesta área começaram a ser discutidos e apresentados a partir da década de 1990. (1- 11). Os métodos físicos atômico- nucleares podem ser utilizados em diferentes situações, como a caracterização das modificações ocorridas nos processos de corrosão de metais, análise de pigmentos de pinturas, já que os elementos químicos existentes nas camadas de preparação e nos próprios pigmentos podem ser identificados por estas técnicas, o estudo de materiais cerâmicos, pois é possível a identificação de elementos majoritários e minoritários dos objetos indicando os processos de fabricação do material arqueológico e etnológico de uma dada cultura. Essa pesquisa da composição elementar de objetos de arte e arqueológicos, através da análise de elementos químicos presentes nas amostras vem permitindo a identificação de processos de fabricação, e, em particular, no caso de análise de tintas e pigmentos em objetos de arte, vem permitindo identificar e correlacionar à época histórica, origem, autenticidade, etc.

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Publicado

2008-10-01

Edição

Seção

Relatos e Depoimentos

Como Citar

Rizzutto, M. A. (2008). Análises não- destrutivas em de obras de arte com técnicas atômico- nucleares . Revista CPC, 6, 208-218. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i6p208-218