Os projetos educativos das Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos: discussões preliminares sobre o patrimônio

Autores

  • Rodrigo Christofoletti Universidade Católica de Santos
  • André Muller de Mello Secretaria de Desenvolvimento do Estado de SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i10p116-139

Palavras-chave:

Preservação arquitetônica, Patrimônio cultural, Santos, SP, Brasil, Educação ambiental

Resumo

O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, constitui um dos mais antigos testemunhos arquitetônicos quinhentistas brasileiros ainda existentes. Um dos primeiros engenhos de açúcar a ser construído, o Engenho dos Erasmos tem sido palco de relevantes estudos em diversas áreas do saber, o que incentivou a abertura do bem cultural ao público, sobretudo aos alunos de ensino fundamental das escolas públicas estaduais e municipais da Baixada Santista. Pretende- se, neste breve artigo, discutir alguns elementos norteadores desta proposta pedagógica que completou cinco anos de funcionamento em agosto de 2009, focando a discussão em três pontos básicos: a) o processo de construção e democratização de saberes, a partir de uma proposta interdisciplinar; b) os mecanismos de investigação e diálogo resultantes de questões formuladas pela própria comunidade e c) a gestão participativa do bem cultural em questão, sinalizando para as relações de proximidade dos visitantes com seu próprio passado.

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Publicado

2010-10-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Christofoletti, R., & Mello, A. M. de. (2010). Os projetos educativos das Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos: discussões preliminares sobre o patrimônio . Revista CPC, 10, 116-139. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i10p116-139