Educação ambiental e patrimonial

perspectivas e contribuições para a preservação do patrimônio natural e desenvolvimento da área Itaqui-Bacanga em São Luís-MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i29p96-123

Palavras-chave:

Educação ambiental, Educação patrimonial, Patrimônio natural

Resumo

Estudo acerca das perspectivas e contribuições do diálogo entre educação patrimonial e educação ambiental para a preservação do patrimônio natural e o desenvolvimento da área Itaqui-Bacanga em São Luís do Maranhão. Aborda o patrimônio natural e a educação ambiental a partir de breve contextualização histórica e conceituação. Disserta sobre patrimônio cultural e educação patrimonial para esclarecer a relação que tais categorias estabelecem com a educação ambiental. Discute a relação necessária entre educação patrimonial, ambiental e patrimônio natural, bem como as contribuições desse diálogo para a preservação do patrimônio ambiental da área Itaqui-Bacanga. Caracteriza a área e, em seguida, aponta as perspectivas e estratégias de educação ambiental e patrimonial para preservação do patrimônio natural na região. Reforça que trabalhar a educação patrimonial e ambiental na área Itaqui-Bacanga deve ser algo conjunto, com vistas à preservação dos patrimônios culturais e naturais.

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Biografia do Autor

  • Maurício José Morasi Costa, Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, São Luís, Maranhão, Brasil

    Mestre em cultura e sociedade na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especializando em Design Instrucional (Centro Universitário Senac). Bacharel em Biblioteconomia (UFMA). Docente e designer instrucional do Centro Universitário UNDB. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisas em Patrimônio Cultural (UFMA).

  • Rafael de Oliveira Duailibe, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil

    Mestre em Cultura e Sociedade na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bacharel e licenciado em Geografia (UFMA). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (UFMA).

     

  • Kláutenys Dellene Guedes Cutrim, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil

    Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP). Mestre em História (UFPE). Graduada em Turismo e Especialista em Planejamento Ambiental (UFMA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFMA). Professora adjunta do Departamento de Turismo e Hotelaria (UFMA). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisas em Patrimônio Cultural (UFMA).

  • Antonio Cordeiro Feitosa, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil

    Pós-Doutor em Geografia Humana (Universidade de Lisboa). Doutor em Geografia. Mestre em Geografia (Unesp). Bacharel e licenciado em Geografia (UFMA). Professor titular do Departamento de Geociências (UFMA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (UFMA).

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Publicado

2020-07-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Costa, M. J. M., Duailibe, R. de O., Cutrim, K. D. G., & Feitosa, A. C. (2020). Educação ambiental e patrimonial: perspectivas e contribuições para a preservação do patrimônio natural e desenvolvimento da área Itaqui-Bacanga em São Luís-MA. Revista CPC, 15(29), 96-123. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i29p96-123