Narrativas de papel, janelas virtuais, Goiás: suportes narrativos na representação da cidade patrimônio mundial

Autores

  • Eliane Lordello Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Vitória, Vitória, Espírito Santo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i18p117-140

Palavras-chave:

Patrimônio mundial, Representações sociais, Websites

Resumo

O objeto deste trabalho é a representação em website da cidade setecentista de Goiás-GO, registrada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2001. Considerando o site o mais novo suporte narrativo das cidades, este texto questiona como Goiás é representada nessa mídia, relativamente a dois suportes precedentes ao meio eletrônico: os livros e as revistas. Assim motivado, este estudo visa explorar os potenciais dos sites como os novos suportes narrativos de cidades, em especial as tombadas e as registradas pela (Unesco). Designando os livros e as revistas como narrativas de papel, e os sites como janelas virtuais, o trabalho se inicia por uma fundamentação que caracteriza esses três suportes narrativos. Após evidenciar os principais distintivos de cada um dos três, suas diferenças, afinidades e seus préstimos para a narrativa e a memória das cidades, prossegue pelo estudo empírico, enfocando Goiás. Para tanto, recorre ao referencial metodológico da Teoria das Representações Sociais e aos métodos analítico-descritivo e de análise do discurso. Com base nos resultados da análise empírica, conclui pela intertextualidade entre os suportes narrativos abordados e sugere outros desdobramentos teóricos e metodológicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliane Lordello, Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Vitória, Vitória, Espírito Santo, Brasil

    Arquiteta e urbanista (Universidade Federal do Espírito Santo, 1991), Mestre em Arquitetura (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003) na área de Teoria e Projeto, Doutora em Desenvolvimento Urbano (Universidade Federal de Pernambuco, 2008), na área de Conservação Urbana. Arquiteta da Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Vitória desde 1992.

Downloads

Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lordello, E. (2014). Narrativas de papel, janelas virtuais, Goiás: suportes narrativos na representação da cidade patrimônio mundial. Revista CPC, 18, 117-140. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i18p117-140