Caracterização da argamassa de assentamento do Mosteirinho da Irmandade de São Francisco em Paudalho-PE

Autores

  • Marília Lopes Souza Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil
  • Arnaldo Manoel Pereira Carneiro Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i19p164-186

Palavras-chave:

Argamassas históricas. Caracterização de argamassas. Patrimônio construído

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo realizado no Mosteirinho da Irmandade de São Francisco, um convento franciscano abandonado em Paudalho, município de Pernambuco. Foram realizadas a caracterização das argamassas de assentamento encontradas nesse edifício e a caracterização das areias encontradas próximo à construção, a fim de se fazer uma análise comparativa entre os compostos e se ter maior conhecimento acerca dos materiais utilizados. As amostras de argamassa foram submetidas a ensaios de granulometria por peneiramento, classificação petrográfica dos grãos, análises térmicas (ATG, DTG, ATD), fluorescência de raios X (FRX), difratometria de raios X (DRX) e microscopia, incluindo análise petrográfica e microscopia eletrônica de varredura (MEV). As amostras de areia foram submetidas a ensaio de distribuição granulométrica, classificação petrográfica dos grãos e microscopia óptica. Pelos ensaios realizados, verificou-se que as amostras de argamassa das paredes internas do edifício são compostas de barro, não tendo sido utilizada cal como aglomerante, enquanto a parede externa foi construída utilizando argamassa mista de barro e cal. As amostras de areia de rio possuem grande quantidade de fragmentos de conchas, e apresentam semelhança com o agregado de apenas umas das amostras analisadas. Isso é um indício de que a areia da região pode ter sido utilizada em pelo menos uma das fases de construção do edifício.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marília Lopes Souza, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil
    Geóloga formada pela Universidede de São Paulo (USP) e Mestre em Engenharia Civil pela Universide Federal de Pernanbuco (UFPE). Estuda materiais de construção de edifícios históricos visando a preservação e o restauro.
  • Arnaldo Manoel Pereira Carneiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil
    bachelor's at Civil Engineering from Universidade Federal do Pará (1989), master's at Engenharia Civil (Construção Civil) from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) and doctorate at Civil Engineering from Universidade de São Paulo (1999). Has experience in Civil Engineering, focusing on Materials and Components of Construction, acting on the following subjects: concreto, construção civil, agregado, adições and argamassas.

Downloads

Publicado

2015-06-16

Edição

Seção

Conservação e Restauração

Como Citar

Souza, M. L., & Carneiro, A. M. P. (2015). Caracterização da argamassa de assentamento do Mosteirinho da Irmandade de São Francisco em Paudalho-PE. Revista CPC, 19, 164-186. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i19p164-186