Atuação intersetorial em saúde do trabalhador

desafios e possibilidades

  • Maristela de Souza Pereira Universidade Federal de Uberlândia
  • Karol Teixeira de Oliveira Ministério Público do Trabalho
  • Ione Aparecida Silva Prefeitura Municipal de Uberlândia
Palavras-chave: Saúde do trabalhador, Intersetorialidade, Acidente de trabalho, Níquel

Resumo

Neste artigo são discutidas dimensões relacionadas a potencialidades e dificuldades da ação intersetorial em saúde do trabalhador, usando como ponto de partida a análise de um caso concreto, um acidente de trabalho envolvendo 14 trabalhadores, no qual tiveram importante papel: uma unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, o Ministério Público do Trabalho, uma Instituição de Ensino Superior pública e os trabalhadores envolvidos. O percurso de investigação do acidente, as diversas modalidades de assistência oferecidas aos trabalhadores afetados e as medidas jurídicas, de vigilância e de educação em saúde implementadas são apresentados como subsídio às reflexões sobre a atuação intersetorial, necessária para a atenção integral e resolutiva à saúde dos trabalhadores. Os resultados mostram que a articulação local é um ponto de apoio fundamental para a efetivação das ações intersetoriais e que a participação dos trabalhadores, maiores interessados na questão, também produz efeitos importantes nesse processo. Destaca-se ainda a necessidade de que os princípios vinculados à saúde do trabalhador como política de Estado sejam efetivamente incorporados às ações do SUS, enquanto palco sistêmico da Política Nacional de Saúde do Trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela de Souza Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Psicóloga, doutora em Psicologia Social, docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.

Karol Teixeira de Oliveira, Ministério Público do Trabalho

Graduada em Direito, mestre em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, procuradora do trabalho do Ministério Público do Trabalho.

Ione Aparecida Silva, Prefeitura Municipal de Uberlândia

Psicóloga, mestre em Saúde e Segurança do Trabalho, coordenadora das Redes Temáticas da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Publicado
2018-09-12
Como Citar
Pereira, M., Oliveira, K., & Silva, I. (2018). Atuação intersetorial em saúde do trabalhador. Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 21(2), 119-131. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i2p119-131
Seção
Artigos Originais