Por uma Ética do Cuidado nas políticas públicas voltadas à superação da desigualdade social

Autores

  • Jaisson Rodrigo Costacurta Universidade de Brasília (Brasília, DF)
  • Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino Universidade de Brasília (Brasília, DF)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v20i1p55-64

Palavras-chave:

Ética do Cuidado, Políticas públicas, Desigualdade social

Resumo

Este artigo, à luz do enfoque da Ética do Cuidado, tem por objetivo refletir sobre as políticas públicas voltadas à superação da desigualdade social. Busca-se explicitar alguns entendimentos, ressaltando a importância do cuidado como possibilidade de construção de um novo paradigma ético. Inicialmente, realizou-se um resgate da evolução das políticas públicas nesse campo. Essa retomada da história permite a desnaturalização de concepções, valores e ações, auxiliando a percepção de como essas políticas têm se situado em cada época a partir de suas perspectivas. Tendo por referência o pensamento de Leonardo Boff, destaca-se a Ética do Cuidado como possibilidade de se desenvolverem políticas públicas. Tal pressuposto coloca-se como alternativa possível, pois ao se romper com conceitos e práticas, ampliam-se os espaços de não conformismo e se abrem possibilidades de criação de alternativas que rompam com a lógica do capitalismo, ampliando os espaços de solidariedade coletiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jaisson Rodrigo Costacurta, Universidade de Brasília (Brasília, DF)

    Psicólogo, filósofo, mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília, professor e servidor do Ministério do Desenvolvimento Social, atuando na formulação de documentos técnicos na área de Assistência Social.

  • Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino, Universidade de Brasília (Brasília, DF)

    Psicóloga pela Universidade de São Paulo, mestre em Lógica e Filosofia da Ciência – Epistemologia e doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Por uma Ética do Cuidado nas políticas públicas voltadas à superação da desigualdade social. (2017). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 20(1), 55-64. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v20i1p55-64