Fui aprovado em concurso público. E agora?

Uma análise do prazer e sofrimento no trabalho dos analistas administrativos do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

Autores

  • Luiz Gustavo Carvalho Assis Universidade Federal do Maranhão
  • Carla Vaz dos Santos Ribeiro Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v20i2p159-172

Palavras-chave:

Trabalho;, Subjetividade, Saúde, Servidor público, Judiciário federal

Resumo

Este artigo visa analisar a dinâmica prazer-sofrimento de analistas administrativos em um Tribunal Regional Eleitoral (TRE) diante dos modos de organização do trabalho. A pesquisa desenvolveu uma metodologia de caráter qualitativo, realizando entrevistas semiestruturadas com roteiro predefinido. Observou-se que o modelo de organização do trabalho vigente propicia o surgimento de estratégias defensivas, de sofrimento e, possivelmente, de menor engajamento e mobilização. No entanto, mesmo diante desse contexto, os servidores vivenciam prazer quando atingem resultados práticos em seu trabalho ou são reconhecidos socialmente. Essa pesquisa contribui para identificar aspectos que podem ser trabalhados visando melhorar a organização, com subsídios para análise, debate e busca de alternativas de melhoria da ação dos trabalhadores, da sua saúde e do próprio TRE/MA.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Gustavo Carvalho Assis, Universidade Federal do Maranhão

    Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão. Analista judiciário e psicólogo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

  • Carla Vaz dos Santos Ribeiro, Universidade Federal do Maranhão

    Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Fui aprovado em concurso público. E agora? Uma análise do prazer e sofrimento no trabalho dos analistas administrativos do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. (2017). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 20(2), 159-172. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v20i2p159-172