Perspectivas acerca da aposentadoria na percepção de docentes de uma universidade pública federal

  • Izabel Cristina Ferreira Borsoi Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória, Espírito Santo, Brasil)
  • Flavilio Silva Pereira Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória, Espírito Santo, Brasil)
Palavras-chave: Perspectiva de aposentadoria, Docente, Trabalho, Lazer, Universidade pública

Resumo

A aposentadoria tem sido, para a maioria dos trabalhadores, motivo de inquietação devido a sentimentos de incerteza sobre a vida na ausência de vínculo laboral. Este artigo visa analisar planos e perspectivas de aposentadoria entre docentes efetivos de uma universidade pública federal brasileira. A primeira fase da pesquisa abordou 96 professores (56 homens e 40 mulheres) a partir de um instrumento estruturado com perguntas abertas e fechadas. A segunda fase consistiu em 18 entrevistas com participantes da etapa anterior. Os resultados indicaram que: 1) em sua maioria, os docentes tenderiam a continuar trabalhando ao se aposentarem, seja em atividades acadêmicas ou não, seja vinculados formalmente a uma instituição ou não; 2) muitos deles reservariam tempo para atividades de lazer e diversão; e 3) mais frequentemente que os homens, as professoras optariam por atuar em trabalhos não acadêmicos. Assim, parece mais evidente que, para a maior parte dos docentes, o momento da aposentadoria foi percebido como uma continuidade da vida ativa e produtiva, independentemente do tipo de trabalho ou atividade que fariam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Cristina Ferreira Borsoi, Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória, Espírito Santo, Brasil)

Psicóloga, Doutora em Sociologia e professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Flavilio Silva Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória, Espírito Santo, Brasil)

Cientista Social e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Publicado
2017-12-30
Como Citar
Borsoi, I. C., & Pereira, F. (2017). Perspectivas acerca da aposentadoria na percepção de docentes de uma universidade pública federal. Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 20(2), 173-186. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v20i2p173-186
Seção
Artigos Originais